terça-feira, outubro 18, 2011

Corruptos, incompetentes e mentirosos

É preciso descaramento.
Aos funcionários públicos e aposentados impõe-se um corte nos rendimentos da ordem dos 25% (redução dos salários em 5% e eliminação dos subsídios de Natal e de férias), enquanto os políticos com pensões vitalícias são poupados desta “austeridade”.
Há 398 políticos a quem são pagas pensões vitalícias. Por ano, cada um recebe, em média, 25 060 euros, o que dá uma média mensal de 2088 euros durante 12 meses.
Em 2011, as reformas pagas aos políticos para toda a vida custaram ao erário público 9,1 milhões de euros, num aumento de 4,3 por cento.
A acumulação da subvenção mensal vitalícia com a pensão de reforma, é permitida pelas leis 4/85 e 26/95.

Por outro lado, não deixa de ser curioso, as manobras dos políticos para esconderem os nomes dos beneficiários.
“A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), cujo presidente é eleito pelos deputados, considera que a subvenção vitalícia não é uma informação pública. Por isso, a Assembleia da República, que até há pouco tempo divulgava os nomes dos beneficiários dessa regalia, está agora impedida de o fazer. A decisão da CNPD, não protege só os beneficiários da pensão vitalícia: os nomes dos políticos que solicitem a atribuição do subsídio de reintegração também não podem ser divulgados. E o montante do subsídio não pode também ser público. A Assembleia da República, é categórica: "Relativamente à indicação nominal dos senhores ex-deputados que solicitaram quer a subvenção mensal vitalícia quer o subsídio de reintegração a Comissão Nacional de Protecção de Dados, na sua deliberação nº 14/2011, considera que as informações respeitantes a esta matéria são dados pessoais e não públicos".