sexta-feira, março 10, 2017

CARLOS COSTA O BES E A SAÍDA LIMPA

SOLVABILIDADE «SÓLIDA»
O supervisor bancário assegurou esta quinta-feira que o Banco Espírito Santo (BES) se encontra numa situação de solvabilidade «sólida», que foi reforçada com o recente aumento de capital, acrescentando que está a acompanhar de perto a situação no banco. (TVI24, 03-07-2014)
SEGURANÇA DOS FUNDOS CONFIADOS AO BES “
O Banco de Portugal esclareceu esta sexta-feira que o Banco Espírito Santo (BES) detém um montante de capital "suficiente" para acomodar eventuais impactos negativos decorrentes da exposição ao Grupo Espírito Santo, tranquilizando os clientes em relação aos seus depósitos. Não existem motivos que comprometam a segurança dos fundos confiados ao BES, pelo que os seus depositantes podem estar tranquilos", escreve a instituição liderada por Carlos Costa, em comunicado.”(CM, 11/07/2014)
BES ESTÁ SÓLIDO
“O governador do Banco de Portugal assegura que o BES está sólido. Mas "se tudo corresse mal", Carlos Costa garante que mesmo assim os clientes do banco estariam salvaguardados. No Parlamento o governador defendeu que também os investidores devem ser reembolsados apesar das perdas.” (RTP notícias, 18/07/ 2014)
DEPOSITANTES PODEM ESTAR TRANQUILOS
“O Banco de Portugal voltou esta sexta-feira a assegurar que o dinheiro confiado aos Banco Espírito Santo (BES) está seguro e que os depositantes do banco podem estar tranquilos quanto às suas poupanças. «Não existem motivos que comprometam a segurança dos fundos confiados ao BES, pelo que os seus depositantes podem estar tranquilos», realçou o supervisor num documento em que faz a compilação de esclarecimentos prestados relacionados com a situação do BES.” (TVI24, 25/07/2014)

MEDIDA DE RESOLUÇÃO DO BES
Comunicado do Banco de Portugal sobre a aplicação de medida de resolução ao Banco Espírito Santo, S.A. (BP, 03/08/2014)

TUTELA DA DECISÃO
“Ora, toda evolução da situação no BES, como a própria ministra disse em entrevista à SIC, foi sempre acompanhada e decidida pela ministra das Finanças e pelo Governo. Aliás, o próprio governador do Banco de Portugal disse nessa mesma sessão parlamentar que, em qualquer circunstância, a tutela é a última instância de decisão.” (jra, 08/08/2014)

RELATÓRIO BPI
“Uma equipa de técnicos do BPI estudou a fundo as contas do Grupo Espírito Santo, referentes a 2010 e 2011. O resultado dessa análise está condensado num relatório, datado de Janeiro de 2013. O documento foi (por essa data) entregue em mãos a Carlos Costa.” (SIC 02/03/2017)